temperos e especiarias
Temperos e especiarias tem sabores muito distintos e normalmente causam dúvidas na hora de serem usados. Eles proporcionam sabores diferentes na comida, e também são usados nos medicamentos, óleos e perfumes. Possuem fundamental importância na gastronomia, pois acrescentam muito sabor quando usadas na preparação dos pratos. Elas dão sabor e aroma e podem alterar completamente o sabor dos alimentos. Isso claro, se forem bem harmonizados.
Normalmente temperos e especiarias causam uma certa insegurança por apresentarem um sabor bastante acentuado e marcante, então o conselho que podemos dar é: arrisque-se! Comece com os mais simples para ir acostumando o paladar, e depois faça suas experiências para saber quais são suas prediletas.
Os temperos e especiarias são aliados indispensáveis dos cozinheiros, eles tem o poder de elevar suas preparações e fazem muito bem à saúde.
Abaixo preparamos uma relação de especiarias com suas definições e dicas de uso, aproveite !
Açafrão: famoso por ser um dos ingredientes da Paella, o açafrão é o pistilo da planta açafrão, que é colhido a noite antes que as abelhas ou passarinhos o levam embora. Dica de uso: pratos à base de arroz, sopas e ensopados, cozidos de legumes e carnes em geral.
Alecrim: erva muito aromática que possui um perfume doce e fresco. Ideal para usar com carnes, ensopados, aves, peixes, molhos e etc. Dica de uso: combina muito bem com carne suína, cordeiro, peixes e frango, molhos à base de tomate e é ótimo para aromatizar azeites.
Aniz Estrelado: fruta que possui a forma de uma estrela, e possui um aroma forte e um pouco amargo. Dicas de uso: É versátil pois pode ser usado tanto em pratos doces quanto salgados e também bebidas. Combina muito bem com geleias e doces de frutas em geral, mas é bem forte e precisa ser usado com cuidado.
Cardamomo: fruto ou semente da família do gengibre. Dicas de uso: muito usado em sopas, fígado, porco, e para aromatizar bebidas, caldos e molhos.
Cominho: semente marrom, com gosto forte e único. Dicas de uso: molhos de carne, peixe, legumes, queijo e carnes.
Cúrcuma: É a raiz da planta da família do Gengibre, e possui coloração forte amarela. É conhecida também como açafrão da terra. Dicas de uso: molhos e preparações à base de carne branca.
Curry: é uma mistura de vários condimentos, inclusive a cúrcuma. Dica de uso: Muito usado carnes, aves, peixes, molhos, arroz e etc.
Louro: folha bastante aromática, com rosto marcante, e por isso precisa ser usada com cautela. Dicas de uso: Ideal para usar no feijão, em molhos, assados, ensopados e etc.
Noz Moscada: Pode ser encontrada em semente ou em pó. Possui um gosto marcante e bastante aromático. Dicas de uso: Ideal para doces, sobremesas, bolos e até mesmo em carne.
Páprica: é o pó extraído do pimentão vermelho doce. Possui a característica de fornecer cor e sabor. Dicas de uso: molhos à base de tomate, carne vermelha e pratos feitos a partir do arroz.
Sálvia: folha de sabor forte e único. Dicas de uso: carne de cordeiro, peixes, e manteiga saborizada.
Tomilho: erva muito usado hoje em dia, que deixa eu sabor marcante da comida. Dicas de uso: Ideal para molhos, carnes, peixes, aves e etc. Combina muito bem com carne de porco.
Cada região do mundo possui a especiaria mais usada, e por isso a lista delas é extensa. Desde que se use da maneira correta, as especiarias sempre irão melhorar e muito o gosto de um prato. É necessário sempre ter cautela ao usa-las, pois o uso em demasia pode extrapolar a harmoniza dos sabores.
Manter as especiarias em grãos é sempre a melhor opção, pois conserva mais o sabor e o aroma. O ideal é sempre triturá-las na hora.
Turbine a sua cozinha com essas especiarias potentes e deliciosas.
Você sabia que o chá de algumas dessas especiarias tem a ação termogênica? Saiba mais lendo um artigo que preparamos sobre o assunto clicando AQUI.
Deixe seu Comentário