Polenta é tão versátil quanto deliciosa, não é mesmo gente? Essa polenta cremosa, em especial, é uma receita que combina super bem com os dias frios.
No sul do Brasil a polenta está presente quase que diariamente na mesa das pessoas, ela chegou com os imigrantes italianos, que apresentaram essa iguaria aos brasileiros, e hoje ela simplesmente não pode faltar nas reuniões de família.
Cada um tem sua receitinha e combinações mais inusitadas, como é o caso da famosa polenta com leite – polenta cozida em um ponto mais “rígido” e servida em prato fundo com leite quente, como se fosse um ensopado (só quem nasce no Rio Grande do Sul ou Santa Catarina é que conhece bem essa relíquia gastronômica).
A polenta pode ser servida de inúmeras formas, mas normalmente é combinada com algum molho: sugo, bolonhesa, de frango, porco, miúdos, ou até com calabresa, bacon, etc.
Ahhh!!! E não podemos nos esquecer de citar a famosa polenta frita. Sim, após algumas horas do cozimento ela fica tão firme, que é possível cortar em cubos ou tirinhas, fritar no óleo, fritadeira elétrica ou até mesmo no forno. É muita versatilidade. ????
A “polenta cremosa” que vamos apresentar é um pouco mais ousada, super cremosa e eleva um pouquinho o nível da receita básica.
É rica em sabores e texturas, e você pode facilmente apresentar em um jantar para os amigos, dá até pra chamar de “polenta gourmet”, e porque não?! ????
2 xícaras de fubá
1 litro de água
1 colher de sopa de tempero fondor ou 1 tablete de caldo de galinha
1 folha de louro
1 colher de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de requeijão
100 gramas de queijo parmesão ralado
1 colher de sobremesa de sal
Comece aquecendo metade da água em uma panela de preferência antiaderente. Adicione a folha de louro e a manteiga e aguarde ferver. Em um bowl dilua o fubá com o restante da água fria, para evitar que empelote. Misture bem e leve para a panela com a água quente.
Então, diminua o fogo e vá mexendo sem parar, tome cuidado pois a polenta faz algumas “bolhas” quando atinge uma certa temperatura, e você pode se queimar. Agregue o sal e o fondor (ou caldo de galinha diluído em água). Cozinhe por aproximadamente 15 a 20 minutos, mexendo sem parar.
Agora vem a hora que faz essa polenta cremosa ser mais especial: adicione o requeijão e o parmesão, misture até que esteja bem incorporado, e pode desligar o fogo.
Você vai ver que ela fica super levinha, lembra até um purê, o queijo derrete e dá um toque mais salgadinho.
Retire a folha de louro e sirva logo em seguida, pois a polenta costuma firmar rapidamente.
Sirva com o molho de sua preferência.
Deixe seu Comentário