Trufão de Uva com Chocolate e Creme Branco

trufão de chocolate e uva

trufão de chocolate e uva

Essa sem dúvida alguma é a minha sobremesa preferida. Tem mais de 10 anos que aprendi a fazer, com uma amiga muito querida, e toda a vez que faço, além de me deliciar com o sabor intenso dessa sobremesa, sinto também, um gostinho de nostalgia, ao relembrar como foi especial aprender a fazer.

Na verdade, é muito simples. Trata-se de uma base feita com leite condensado, gema de ovo e manteiga, depois espalha-se as uvas e finaliza com uma ganache.

Confira

Ingredientes do Creme Branco:

2 caixas de leite condensado

2 colheres de sopa de manteiga sem sal

2 gemas de ovo peneiradas

Modo de Preparo:  Em uma panela ( de preferência antiaderente), junte todos os ingredientes, e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, até que comece a desgrudar da panela (ponto de brigadeiro). Cuidado, pois devido a adição das gemas, pode acontecer que surjam grumos, por isso eu aconselho misturar todos os ingredientes com a panela desligada. Quando estiver pronto, transfira para uma travessa de vidro. Reserve.

Ingredientes Ganache: 

1 barra de chocolate meio amargo ( 175 gramas)

1 caixa de creme de leite

Modo de Preparo: Pique o chocolate, e coloque em um refratário, leve ao microondas para derreter, em potência média de 30 em 30 segundos. Quando estiver totalmente derretido, adicione o creme de leite e misture delicadamente.

Lembra do creme branco? Então, pegue a travessa, e distribua as uvas (use uma uva de mesa como a Itália, Brasil, ou Rubi). Depois, finalize cobrindo com a ganache, e não se esqueça de decorar com uvas e afins =)

Leve para a geladeira por, pelo menos, duas horas antes de servir.

Pronto!! É só se deliciar …

Essa receita serve 8 pessoas.