molho chimichurri

molho chimichurri

Vou começar o post falando desse composto tão power!!!!
É um molho à base de salsinha, alho, especiarias, azeite e vinagre. É originário da América do Sul onde costuma ser servido com bife, mas também pode acompanhar todos os tipos de carne assada ou grelhada ( com uma torradinha também não fica nada ruim ;).

O chimichurri é facilmente encontrado nos mercados hoje em dia aqui no Brasil, lá nas prateleiras de temperos secos e para churrasco.
O molho pode ser usado imediatamente, ou pode descansar por algumas horas para que os sabores se misturem. É ótimo no dia seguinte. Armazene em um recipiente fechado na geladeira por até alguns dias, ou congele o molho em uma bandeja de cubos de gelo para uso posterior.
Vou ensinar a minha versão, que leva um pouco do chimichurri seco, comprado pronto, e demais ingredientes frescos que vão fazer desse molho uma ótima opção de molho para você servir aos domingos e mudar a cara do seu churras 🙂

Ingredientes para seu molho chimichurri caseiro:

3 colheres de sopa de tempero chimichurri seco
2 maços de salsinha fresca
1 maço de cebolinha fresca
2 dentes de alho descascados
1 colher de sopa de orégano fresco
1 colher de sopa de sal grosso
2 colheres de sopa de óleo de girassol
3 colheres de sopa de azeite extravirgem
2 colheres de sopa de água morna
3 colheres de vinagre branco

Modo de Preparo:

É muito fácil. Basta juntar tudo no liquidificador ou no processador e ir pulsando até obter uma mistura bem homogênea. Se você prefere mais cremoso bata mais, se gosta de sentir os pedacinhos de tempero, pulse menos, coordene de acordo com o seu gosto.
O ideal é deixar descansar umas 2 horas antes de servir, assim quando levar à mesa ele estará denso e brilhante como tem que ser!

Compartilhe essa receita com seus amigos viciados em churrasco !!!!