10 alimentos termogênicos para auxiliar na dieta.

alimentos termogênicos

alimentos termogênicos

Você sabe o que são alimentos termogênicos? São aqueles que ajudam a eliminar gordura, elevando o metabolismo e, consequentemente, aumentando o consumo calórico.
Alimentos termogênicos são alimentos mais difíceis de serem digeridos pelo nosso corpo, então para isso gastamos mais energia do que de costume para processá-los. Isso acontece porque estes alimentos aceleram o metabolismo e consequentemente elevam a temperatura do corpo. Além disso, eles trazem outros benefícios para a saúde como prevenção de alguns tipos de câncer e melhora da circulação sanguínea.
A ação termogênica também é responsável por transformar em energia as calorias provenientes da alimentação e da gordura já existente no organismo. E isso pode acontecer tanto no período em que o corpo precisa de mais energia para realizar atividades físicas, como nas horas de descanso, já que mesmo em estado de repouso a ação proporciona uma queima calórica maior, facilitando a redução de peso e de gordura corporal.
Ou seja, alimentos termogênicos são aliados poderosos para quem deseja emagrecer com saúde!
Mas a dúvida é: quais são esses alimentos? Nós preparamos uma lista com 10 alimentos termogênicos para você preparar em sua casa:

Top 10 Alimentos Termogênicos

1 – Chá-verde: possui substâncias como a cafeína e as catequinas, que força o organismo a buscar energia nas reservas de gordura.

2 – Pimenta: a vermelha (caiena) possui a capsiacina que aumenta o metabolismo em até 20%. Para tanto, o consumo deve ser de três gramas (meia pimenta) por dia. Mas, cuidado: o ingrediente é contraindicado para quem tem gastrite ou hemorróida.

3 – Vinagre de maçã : Além de temperar saladas, beba uma colher de chá diluído em um copo de água morna pela manhã e antes de uma das refeições. Mas, não abuse: o consumo diário pode causar gastrite.

4 – Gengibre: O uso frequente aumenta em 20% o metabolismo, melhora a digestão e ajuda a prevenir o câncer de colo de útero e de ovário. Pode ser usado cru (suco, chá) ou refogado (sopa). Use apenas um pedaço de cinco centímetros por dia.

5 – Canela : Melhora o sistema imunológico e também tem o poder de queimar gorduras, por meio do ativador aldeído cinâmico. Coloque uma pitada de canela no café, por cima de frutas ou ainda em iogurte ou sucos.

6 – Cacau: possui cafeína e polifenóis, que possuem potencial estimulante e antioxidante.

7 – Água gelada : Beber de oito a dez copos de água gelada por dia queima cerca de 200 calorias, pois é essa a quantidade de energia que o corpo utiliza para aquecer a água e proporcionar melhor hidratação.

8 – Mostarda : Apesar de às vezes conter açúcar, também possui a ação termogênica. Porém, não ultrapasse duas colheres de chá, duas vezes ao dia.

9 – Erva – Mate: contribui para a perda de peso, auxilia na diminuição da glicemia e no aumento da taxa de HDL (bom colesterol).

10 – Café: contém cafeína, estimulante e termogênico natural, que ajuda a se manter em estado de alerta e potencializa a disposição para a prática de exercícios físicos.

Então, o negócio é caprichar e tentar criar uma rotina de alimentação que inclua pelo menos alguns destes alimentos. Vale a pena tentar, pois como você ver, só tem coisa boa nessa lista, não é mesmo?

#termogenicos #saude #maniadecozinha